Confira dicas certeiras de como evitar dor de cabeça com as bagagens despachadas

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Confira dicas certeiras de como evitar dor de cabeça com as bagagens despachadas

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Coloque etiquetas ou cole adesivos na mala com nome, endereço e telefone. (Foto: divulgação LATAM).

Segundo relatório Baggage IT Insights 2021, da Sita, a cada mil passageiros, 3,5 relatam algum transtorno envolvendo transporte de malas.

Sair para as tão sonhadas férias e, em vez de relaxar e curtir, ter que lidar com problemas com a bagagem não é nada agradável. Não são raros os casos de malas extraviadas, violadas, remexidas nos aeroportos e, como vimos recentemente, com etiquetas trocadas.

Essa situação levou duas brasileiras para a prisão na Alemanha. As duas mulheres, de Goiânia, foram detidas após a polícia alemã verificar que as malas identificadas como sendo delas guardavam drogas. Apesar de as turistas alegarem que as bagagens com os entorpecentes não eram delas, ficaram presas por um mês naquele país.

De acordo com o relatório Baggage IT Insights 2021, da empresa Sita, a cada mil passageiros, 3,5 relatam algum transtorno envolvendo transporte de malas. Para evitar – ou minimizar – esse tipo de dor de cabeça, que pode acabar com o passeio, o Procon Assembleia lista algumas dicas, simples, mas eficazes.

Confira:

– No momento do despacho de bagagem, declare à empresa os itens contidos na mala e os respectivos valores. O atendente fica com uma cópia da lista e entrega outra assinada ao passageiro

– Ao despachar a bagagem, certifique-se de que ela foi identificada para o destino correto e guarde o comprovante de despacho até o final da viagem

– Para minimizar o risco de furto ou troca, prefira malas com cores berrantes e chamativas

– Se a mala for preta, cole adesivos grandes e coloridos e amarre fitas coloridas na alça

– Ao colocar cadeados, opte por aqueles que são abertos com senhas e segredos

– Faça uma “marquinha secreta” em sua mala, de forma que apenas você a identifique. Isso vai garantir que, ao retirá-la no destino, você veja se aquela mala que tem a etiqueta com seu nome é de fato a sua. Se não for, acione a polícia

– Coloque etiquetas ou cole adesivos na mala com nome, endereço e telefone

– No balcão de despacho da bagagem, avalie a necessidade de tirar fotos da mala aberta e dos itens que estão nela

– Guarde todas as notas fiscais dos produtos que comprou. Isso ajuda a comprovar o valor de seus pertences caso precise acionar o seguro ou protocolar uma ação judicial

– Documentos pessoais, dinheiro e equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte devem ser carregados pelo passageiro, jamais dentro da bagagem despachada

– Durante refeições, compras e idas ao caixa eletrônico, não deixe as bagagens fora do raio de visão

– No banheiro do terminal, entre com a mala no box

– Ao desembarcar, vá direto recuperar sua mala. Uma bagagem “sem dono” torna-se um alvo fácil

– No destino, assim que recuperar sua mala, abra-a e confira se nada foi furtado, ainda que não haja sinais de que foram abertas. Se perceber falta de algo, notifique imediatamente a companhia.

Direitos

O coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, cita o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor para mostrar a responsabilidade da companhia aérea ou terrestre sobre a bagagem despachada. Esse dispositivo legal determina que “o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.

“Quando o viajante entrega sua bagagem à companhia, ele espera que a mala chegue de fato ao destino e nas mesmas condições em que se encontrava no momento do despacho. Qualquer situação diferente disso dá ao consumidor o direito a uma indenização”, informa Barbosa.

No caso de extravio ou dano à mala, o viajante deve, ainda no terminal de desembarque, procurar o guichê da companhia e fazer o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).

“Mas se perceber que aquela mala que contém a etiqueta com seu nome não é, de fato, a sua, como aconteceu com as brasileiras na Alemanha, a providência é acionar imediatamente a polícia e a companhia aérea”, orienta o coordenador do Procon Assembleia.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.