Informativo

Número de passageiros aéreos em maio é o maior dos últimos 8 anos

Publicado

em

Aproveite as ofertas e garanta seu bilhete aéreo para embarcar nos próximos quatro meses. (Foto: Arquivo MTur)

Empresas transportaram mais de 7,3 milhões de pessoas no mês; destaque para os voos entre São Paulo e Recife.

O setor aéreo brasileiro não está tendo do que reclamar. Mais uma vez bateu o recorde de passageiros transportados, agora no mês de maio. Ao todo, 7,3 milhões de passageiros voaram pelo país no período, segundo os dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O número é o maior dos últimos oito anos, superando, pela primeira vez, os índices pré-pandemia.

Ao longo dos cinco primeiros meses de 2023, o Brasil já registrou 36,6 milhões de passageiros, quantitativo maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Segundo o relatório da ANAC, a demanda por voos cresceu 7% e a oferta de assentos foi 13,8% maior. Entre os terminais mais movimentados no período aparecem Guarulhos (SP), Brasília (DF), Congonhas (SP) e Recife (PE). Já em relação aos voos com maior movimentação, figuram Recife/Guarulhos, Guarulhos/Fortaleza, Congonhas/Recife, Salvador/Congonhas e Congonhas/Brasília.

Dados do Ministério do Turismo apontam que o mês de julho também trará bons resultados. Segundo a Pasta, o setor aéreo deve ofertar mais de 4,2 mil voos extras durante o mês, marcado pelas férias escolares. A região que mais deve receber voos no período é o Nordeste, conhecido por sua extensa costa litorânea e destinos paradisíacos.

Consumidor turista

E para quem gosta de “cair no trecho” e não dispensa uma boa viage, o Ministério do Turismo já publicou três edições do guia “Consumidor Turista”, feito em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Com linguagem clara e objetiva, os guias se propõem a informar os direitos e deveres dos consumidores na preparação de viagens e contratação de serviços.

Entre as informações está a realização do check-in, presencial ou via internet, e a apresentação do cartão de embarque, on-line ou impresso, para a entrada no voo. Outra dica que o documento traz é a importância de se atentar à pontualidade. Mesmo que o viajante chegue e encontre a aeronave ainda estacionada, se o embarque já tiver sido encerrado, perderá o voo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.