Turismo Rural

Minas lidera o crescente mercado do turismo rural

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Os meses de inverno e primavera são os mais indicados para se fazer o turismo rural, pois não há risco de chuva (Crédito: Portal Minas)

Levantamento do Ministério do Turismo mostra que 74% dos turistas que buscam o segmento procuram o interior para contemplar a natureza.

Caminhar em meio à natureza ouvindo o canto dos pássaros, cercado pelo verde e ar puro. Poder desfrutar de cachoeiras que lavam a alma e de uma comida que aconchega. Ninguém consegue associar estresse e ansiedade em um cenário assim, não é mesmo? Estas características são o grande apelo para o crescimento do turismo rural no Brasil. A tendência nacional tem forte impacto em Minas, terra das fazendas que acabam abrigando hotéis cheios de charme, tranquilidade e boa comida.

Levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo mostra que 74% dos turistas que buscam o segmento procuram o interior do país para contemplar a natureza. Outros 70% dos viajantes que optaram pelo turismo rural apontam “paz e tranquilidade” como atributos que pesaram na decisão.

O levantamento “Demanda Turismo Rural”, feito em parceria com a Sprint Dados e a Rede Turismo Rural Consciente (Rede RDC), mapeou as preferências dos turistas no segmento rural ao longo de 45 dias, entre 20 de abril e 31 de maio de 2023.

Paz e tranquilidade, além do contato com a natureza, são os atrativos do turismo rural, segundo pesquisa (Crédito: Emater-MG/Divulgação)

O levantamento mostra ainda que 50% dos turistas buscam destinos que possam proporcionar algum aprendizado. Além disso, a tendência de sustentabilidade ganha destaque, sendo uma das ações que atraem os turistas, conquistando 47% de interesse do público.

A “autenticidade da comida caseira” é o item escolhido por 73% dos que responderam à pesquisa como importante fator de escolha para esse tipo de viagem. Entre as mais de 40 atividades disponíveis no meio rural listadas pelo estudo, as trilhas ganharam destaque nas respostas, contando com 60% de preferência pelos turistas.

Delícias da comida mineira deixam os passeios rurais ainda mais saborosos (Crédito: Emater-MG/Divulgação)

Minas em destaque

Minas Gerais lidera a lista dos estados mais procurados para visitação relacionada a turismo rural: é o preferido de 42% dos entrevistados. Aqui no Estado há roteiro para todos os gostos, desde os mais aventureiros, que desejam conhecer as cachoeiras, percorrer alguns trechos a cavalo ou acampar, até mesmo para quem procura o aconchego de dias calmos e visitas tranquilas.

São serras, matas, campos, chácaras, sítios, fazendas antigas e uma região linda de Mata Atlântica ainda preservada. O Estado possui dezenas de circuitos turísticos que mostram o que o interior tem de melhor.

Fazendas cheias de charme, história, cultura, rica gastronomia e belezas naturais convidam os turistas a conhecer o jeito caipira mineiro (Crédito: John Brandão/Acervo Secult-MG).

Com uma cultura caipira fortíssima, Minas tem no homem do campo e nos seus costumes um grande diferencial. São comidas fantásticas feitas no fogão a lenha, com forte influência da gastronomia mineira por toda a região. Sem contar as manifestações culturais, folclóricas, rodas de viola e muita prosa junto das comunidades.

Nos passeios rurais, o turista tem vivências maravilhosas: cavalgadas, caminhadas na natureza, hotéis-fazenda, turismo cafeeiro, cachoeiras, o jeito caipira de ser, turismo das frutas, das águas, da serra.

Pesquisa

Nesta 2ª edição, 1.615 pessoas participaram da pesquisa, número cinco vezes maior que no levantamento anterior. O maior acúmulo de respostas está registrado no Estado de São Paulo, totalizando 36%; em segundo lugar está o Rio Grande do Sul, com 12%; e logo depois, Minas Gerais, com 8,79%.

As famílias representam 50,46% daqueles que apreciam viajar para zonas rurais em média três vezes ao ano, o que representa 14%. Os feriados prolongados auxiliam no crescimento de viagens no meio rural, principalmente os finais de semana, que contribuem para que os turistas visitem os destinos rurais.

Os resultados também mostram a importância de os empreendimentos conhecerem o seu público-alvo e estarem conectados nas redes sociais, já que 52% dos empreendimentos conhecidos surgem das redes sociais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.