Destinos

Quito (Equador), Rio de Janeiro e Salta (Argentina) são destaques no turismo pela arquitetura

Publicado

em

Vista do centro histórico de Salta. (Foto: Divulgação)

Estudo foi realizado pelo portal Buildworld com diversos destinos ao redor do mundo.

Quito (Equador), Rio de Janeiro e Salta (Argentina) foram eleitas como as três cidades da América do Sul que mais despertaram interesse nos turistas pela arquitetura. A apuração ocorreu através de um estudo realizado pelo portal Buildworld, que analisou avaliações de sites internacionais de arquitetura e elaborou um ranking com os destinos em todo o mundo.

A cidade equatoriana ficou em primeiro lugar, seguida do Rio de Janeiro e da cidade argentina, a mais escolhida no país hermano. O levantamento levou em consideração o patrimônio histórico saltenho, que é representado por igrejas e edifícios coloniais.

Mais de 72% das atrações da cidade foram classificadas com, pelo menos, 4,5 estrelas no Tripadvisor (site no qual a análise se baseou). A cidade no noroeste argentino teve a maior concentração de edifícios excepcionais com destaques e ficou na 19ª posição entre todas as cidades do mundo.

Catedral Basílica de Salta. (Foto: Divulgação)

A escolha de Salta como um dos melhores destinos turísticos da região é uma constatação do valor histórico e cultural da cidade. O patrimônio arquitetônico é uma referência que encantou turistas de todos os continentes. A tradição e história se refletem nas ruas de paralelepípedos, praças e casarios preservados, desde a Catedral Basílica de Salta até a imponente Igreja de São Francisco. Elementos que a tornam um dos mais bem preservados da Argentina.

Para dar mais representatividade ao contexto de atrativos da capital saltenha, são sugeridos os 10 principais atrativos para se visitar na cidade:

Catedral Basílica de Salta: Construída no século XIX, é um exemplo impressionante da arquitetura neoclássica. Sua fachada e seu interior abrigam relíquias religiosas valiosas.

Conselho Municipal de Salta: Abriga o Museu Histórico do Norte e oferece aos visitantes uma visão da história da cidade e da região. Foi sede do governo de 1626 a 1888 e declarado monumento nacional em 1936.

Igreja de São Francisco: Erguida no século XVII, é conhecida por sua fachada esculpida em pedra e pela torre do sino, a mais alta da América do Sul, com 54 m e abrigando o Sino da Pátria – produzido com os canhões dos monarquistas rendidos na Batalha de Salta.

Museu de Arqueologia de Alta Montana (MAAM): Entidade que abriga uma coleção exclusiva de crianças incas encontradas na região do vulcão Llullaillaco.

Museu Güemes: oferece uma visão profunda da história argentina e da figura do herói nacional da Argentina, General Martín Miguel de Güemes.

Teatro Provincial de Salta: Uma referência para os amantes das artes cênicas. Sua fachada e interior destacam a arquitetura da época e é palco de diversas apresentações culturais.

Palácio Legislativo de Salta: Sede do poder legislativo provincial e sua majestosa fachada encanta os pedestres. Seu interior também chama a atenção pelos detalhes e acervo.

Museu de Bellas Artes: Uma referência internacional que abriga coleções de artistas argentinos e estrangeiros.

Convento de São Bernardo: Erguido no século XVIII, o monastério é conhecido por sua arquitetura clássica colonial.

Morro de São Bernardo: Embora não seja um edifício propriamente dito, a vista panorâmica do topo da colina chama a atenção de quem a visita. O acesso pode ser realizado através de um teleférico.

Sobre Salta

Capital de província homônima no noroeste montanhoso da Argentina, foi fundada em 1582, é conhecida pela arquitetura colonial espanhola e pela herança andina. A cidade centra-se na Plaza 9 de Julio, uma elegante praça repleta de cafés e rodeada pela Catedral de Salta, de estilo neoclássico, e pelo El Cabildo, uma câmara municipal do século XVIII transformada em museu histórico.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.