Nordeste

Conheça o Parque da Serra da Capivara: o principal complexo arqueológico do Brasil

Publicado

em

O parque tem a mais antiga concentração de sítios pré-históricos das Américas. (Foto: IPHAN).

Considerado Patrimônio Cultural pela Unesco, o complexo situado em plena caatinga conta com grutas, cânions, serras, rica fauna, flora única e artes rupestres.

A Serra da Capivara fica localizada entre os municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias no Sudeste do estado do Piauí próximo à fronteira com Pernambuco e Bahia. O grande destaque desta área é que ela possui a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos das Américas, por causa disso, ela foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Para conhecer o Parque Estadual da Serra da Capivara é preciso estar acompanhado de um guia credenciado, o horário de funcionamento é das 6h às 18h, a entrada é gratuita e a visitação é dividida em 4 circuitos, também dispõe de variadas trilhas com intensidades diferentes.

O complexo contempla mais de 1200 sítios arqueológicos, o que o faz ser considerado o maior do mundo, sendo possível visitar 170 deles. Foram contabilizadas mais de 40 mil artes rupestres de até 12 mil anos de existência que retratam as ações do homem primitivo. Essa é uma viagem para os turistas que se interessam tanto por história quanto por esportes e natureza.

Tipos de circuitos para visitar o parque

O Circuito Serra Branca pode ser feito de carro ou a pé e contempla a visitação de 60 sítios arqueológicos. Aqui o grande destaque são as pinturas rupestres, com seus traços grossos e figuras sem percepção de movimento. Os guias do local indicam que os viajantes reservem um dia inteiro para fazer somente esse percurso.

O Baixão da Pedra Furada é o segundo circuito ofertado e tende a atrair mais turistas. Isso porque é possível conhecer os vestígios de uma fogueira de 50 mil anos atrás, assim como a machadinha da pedra polida. Em partes do circuito é possível observar paredões com pinturas com mais de 100 metros de altura. O circuito conta com uma boa estrutura para visitas, e passarelas panorâmicas com mirantes.

O Desfiladeiro da Capivara é o ideal para os turistas que gostam de um pouco mais de adrenalina, isso porque oferece a opção de trekking. As trilhas tem cerca de 4 quilômetros e podem levar tanto ao Boqueirão do Paraguaio quanto ao Circuito dos Veadinhos, onde é possível observar enormes figuras geométricas e pinturas que chamam a atenção.

Por último está o Baixão das Andorinhas, neste circuito ao entardecer é possível observar um fenômeno interessante, as andorinhas que voam pela região se dirigem todas juntas para as fendas de um cânion de 90 metros de profundidade.

Como chegar

É possível chegar na Serra da Capivara através dos novos voos da companhia aérea Azul para São Raimundo Nonato, que é a cidade mais próxima ao parque, com opções saindo de Pernambuco nas cidades de Petrolina e Recife. Também é possível fazer o trajeto de Petrolina ao parque de carro ou ônibus pela BR-235, de ônibus é pela viação Gontijo, o percurso é de 403 km e é feito em 6 horas. Já se o ponto de partida escolhido for a capital Teresina, a viação Transpiauí faz o percurso em 7 horas e meia.

A melhor época para visitar o parque é entre os meses de novembro e janeiro, quando é possível ver a vegetação do parque em evidência, devido à variação das tonalidades das xerófitas. O ideal é evitar viajar em outubro por causa das secas que costumam castigar o local.

Garanta aqui descontos especiais na compra das passagens aéreas

 Faça aqui a reserva do hotel com descontos especiais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.