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Brasil e Portugal assinam acordo para fomentar o turismo

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Lisboa, a capital portuguesa, tem voos diretos saindo de BH (Foto: Pixabay).

Além do intercâmbio de experiências no campo da inovação tecnológica, os países vão trocar informações sobre ações para atrair turistas.

Brasil e Portugal se unem para promover o turismo internacional. Representantes dos dois países de língua portuguesa assinaram um acordo de cooperação para realizar a troca de experiências nas áreas de inovação e tecnologia da informação com foco na atividade.

O documento foi assinado pela Embratur e o Instituto Público do Turismo de Portugal, no último dia 22/4, em Lisboa, durante a 13ª Cimeira Luso-Brasileira. O evento contou com a participação do presidente Lula e do primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

Além do intercâmbio de experiências no campo da inovação tecnológica, os países vão trocar informações sobre ações para atrair turistas estrangeiros com base em segmentações que vão do surf ao turismo literário.

“Portugal dobrou o número de turistas estrangeiros em dez anos, e esse número é resultado de uma estratégia que passa pela atração de voos internacionais e foco nos potenciais de segmentação de mercado. São experiências que agora passamos a ter acesso para adaptar a nossa realidade”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur. Outros 11 acordos bilaterais também foram formados entre os países durante o evento.

Mais visitas de portugueses

O acordo, que prevê o intercâmbio de “boas práticas na promoção internacional do turismo e atração de turistas estrangeiros”, também tem a finalidade de ampliar o fluxo de turistas entre os dois países. Em 2022, quase 1 milhão de brasileiros visitaram Portugal, ao tempo em que 150 mil portugueses vieram ao Brasil.

“Vamos trabalhar com ações para aumentar a conexão dos empresários, dos operadores de turismo dos dois países, para aumentar o número de produtos. Há muitos destinos brasileiros que hoje não são oferecidos aos portugueses, assim como Portugal tem novidades que quer apresentar para atrair turistas brasileiros”, completou Freixo.

O presidente do Instituto Público do Turismo de Portugal, Luís Araújo, salientou a necessidade de trabalhar os segmentos turísticos que ampliam os laços entre os dois países, como o literário. “A língua portuguesa nos une, está em nosso imaginário comum os personagens, as ruas e cidades que foram cenário para os autores brasileiros e portugueses”, disse.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.