O Cessna 208 “Caravan” é uma aeronave monomotor turboélice, de asa alta e construção convencional metálica, desenvolvida e fabricada nos EUA.
Muita gente tem receio de viajar em aeronave monomotor, de pequeno porte. Comigo a reação não foi diferente ao ser convidado pela Azul Linhas Aéreas para uma Press Trip em Búzios, na Região dos Lagos. Além de Búzios, Guarapari também terá voos entre dezembro e janeiro operados pelo Caravan, de 9 assentos da Azul Conecta, empresa de voos regionais da Azul. Neste post você terá detalhes de como serão esses voos e saberá ainda que o avião é muito confortável e fez eu perder o medo de viajar em aeronaves pequenas.
O voo especial para Búzios com os jornalistas convidados pela Azul decolou de Confins na manhã de quinta-feira (3/12). A viagem tem duração de pouco menos de 1h30. O Caravan tem uma poltrona para 2 pessoas e na lateral um assento individual. Você pode até esticar as suas pernas.
O piloto Jonas karlos da Silva Araújo e o copiloto, Rafael Hernandes, repassaram todas as informações de segurança antes da decolagem. Mesmo com o tempo nublado, a viagem foi surpreendente. Além de poder apreciar a paisagem, os passageiros não tiveram problemas com a turbulência.
O Cessna 208 “Caravan” é uma aeronave monomotor turboélice, de asa alta e construção convencional metálica, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos pela Cessna Aircraft. A Azul Conecta tem 17 aeronaves deste modelo.
Origem: Estados Unidos
Comprimento: 12,68 m
Envergadura: 15,88 m
Altura: 4,72 m
Peso da aeronave: 1,7 a 2,2 toneladas
Peso máximo decolagem/pouso: 3,9/3,8 toneladas
Capacidade de combustível: 1,2 mil litros
Motor: Pratt & Whitney PT6A-114A (Cessna 208B 675)
Velocidade de cruzeiro: 341 km/h
Velocidade máxima: 359 km/h
Pista mínima para decolagem: 0,7 km
Passageiros: 1 a 9
Primeiro voo: 1982
Entregues: Grand Caravan: 1295
Alcance: 1698 km ou 6 horas de voo
Tarifas valem para embarques de janeiro a março Viajar nos primeiros três meses de 2025…
Tarifas são para saída de Belo Horizonte nos meses de janeiro a março de 2025…
Tarifas desta pesquisa incluem ida e volta, mais taxas, para embarques de janeiro a março…
Peças no tradicional vermelho, enfeites de Papai Noel e até uma saia de pelúcia para…
Pesquisa traz preços de bilhetes também para Fortaleza e Natal, saindo de mais três capitais…
Não dá para perder essa oportunidade de atualizar seu aparelho A Esquenta Black Friday traz…
View Comments
Receio zero. Já até comprei minha passagem de Guarapari para BH.
Monomotor turboélice?
É este mesmo que tem caído com muito ricaço Brasil afora...
Tô fora!!!
Burrão que provavelmente pega estrada com carro ou ônibus porque acha mais seguro...
Caro Luiz, não comentei diretamente pra vc, portanto, não te dei a liberdade para tentar me ofender com tais palavras.
Agora, viajar de "teco-teco" de "Guarapari/BH"???
Este modelo Caravan é considerado muito seguro, sendo o único monomotor homologado para transportar o presidente dos Estados Unidos.
A estrada da morte é mais emocionante.
Qual a chance de se envolver num acidente com esse avião e qual a chance de se envolver num acidente da rodovia da morte?
O mínimo que se esperaria de uma reportagem desse tipo é que imagens do interior da aeronave fossem mostradas. Falha grave!!!
PREOCUPA NÃO, GENTE. O QUE TINHA QUE CAIR EM MINAS JÁ CAIU. AFASTADA A POSSIBILIDADE DE CAIR PRA CÊ, VAI FICAR CAÍDO MAIS UM ANO, NO MÍNIMO NA BÊ, ANTES DE ABRIR FALÊNCIA.
Particularmente sou dos que não confia muito neste tipo de avião e não tenho nenhum problema em voar em bimotores ou jatos de maior porte. Sei que é uma das maneiras mais seguras de viajar, porém sempre existe um "MAS", é fato que este aviões monomotores são menos seguros do que os jatos de grande porte por N motivos, não preciso especificar.
Fui pesquisar na internet quantos acidentes com mortes já ocorreram com este modelo e os números estão em 228 acidentes com 471 fatalidades.
É claro que tudo é uma questão de sorte, os grandes jatos também caem, escorregar no banheiro também mata, mas existe uma estatística negativa contra este tipo de avião, isto é fato documentado, portanto viaja quem quer e desejo a todos muita sorte. Eu, se puder evitar monomotores de pequeno porte, com certeza evitarei.
Eu não quero nem com a passagem gratuita, é fria !
Acho que a rota para Guarapari não vai ter demanda, considerando o perfil do turista típico que vai lá (famílias inteiras, grupos de amigos e assemelhados). Gente que vai de carro ou de ônibus. Não compensa ir de avião, ainda mais pagando R$ 700 (ida e volta) e com um limite de bagagem bem restrito. A cidade de Guarapari não é voltada para um turismo de elite, até porque aquela cidade carece de bons hotéis e quase a totalidade dos turistas ficam em casas ou apartamentos de temporada. Talvez dê certo para Búzios, já que lá o turismo é mais elitizado, com boa oferta de hotéis e pousadas mais sofisticados.
De acordo. Mesmo porque, não dá para ficar em Guarapari sem carro.
VC ESTÁ FALANDO COMO COMO DIZ A DONA FLORINDA: GENTALHA.
guarapari até Vitoria é de uma hora de carro e o Uber te leva direto do aeroporto de vitoria até guarapari .
já Buzios , há muito tempo deixou de ser um balneário para as classes A e B .
E, finalmente, este avião é um perigo
Vuei muito nesse modelo de aeronave na região amazônica sem nenhum problema, aeronave muito segura, pode confiar...
Meu lugar é no chão.