Turismo Rural

Turismo rural: conheça o Circuito das Frutas no interior de São Paulo

Publicado

em

Colheita da uva é uma das atrações turísticas do sul do Brasil. Crédito: Renato Soares/MTur

No outono é possível desfrutar de experiências turísticas incríveis, além de uma rota gastronômica com degustações.

O Circuito das Frutas, no interior de São Paulo, é responsável por cerca de 40% da produção nacional de frutas no país, além de ser uma ótima opção para quem gosta de viagens curtas e tranquilas. Na região é possível participar de atividades no estilo “Colha e Pague”, algumas das cidades que participam do circuito são: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Outro costume muito comum são as festas dedicadas às frutas mais cultivadas da região, como, por exemplo, a Festa do Morango, em Atibaia e a Festa do Caqui, em Itatiba. Para quem gosta de figos, o destino ideal é Valinhos, isso porque a região é responsável por cerca de 80% de toda a produção brasileira. No caso das uvas, o destino mais indicado é Vinhedo, onde é possível visitar mais de cinco mil pés da fruta e acompanhar o processo de produção do vinho e do suco.

Outros destinos nacionais para visitar

Se você busca por viagens rápidas, curtas e muito tranquilas, com um deliciosos roteiro gastronômico, saiba que é possível viajar para diversos locais do Brasil. O primeiro deles é para a região turística da uva e vinho, localizada no Rio Grande do Sul, e comporta cerca de 32 municípios gaúchos. É possível visitar inúmeras vinícolas e propriedades, por isso, esse é um dos destinos mais procurados por turistas nacionais e internacionais. Os turistas também podem participar da colheita e pisa das uvas, além de fazer cursos de degustação de vinhos, queijos, geleias e sucos.

No Vale de São Francisco, que fica no sertão pernambucano e é composto pelas cidades de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Orocó, estão localizadas na única região do mundo com mais de duas safras de uvas por ano e que é responsável pela produção de 15% dos vinhos finos brasileiros. No local é possível entender as fases fenológicas das videiras e ainda degustar os produtos produzidos na propriedade. A vitivinícola foi pioneira no nordeste no cultivo de uvas para exportação e está aberta para visitação.

O Caminho do Vinho, em São José dos Pinhas, no Paraná, tem como protagonista o morango. Além desse atrativo, também dá para desfrutar de uma viagem tranquila, contato com a natureza e lazer de qualidade. No local os turistas podem realizar a colheita, consumir a fruta, pesar e levar para casa. Também dá para comprar geleias, suspiros e espetinhos de morango com chocolate.

Experiências do Brasil Rural

O projeto realizado pelo Ministério do Turismo em parceira com a Universidade Federal Fluminense (UFF), tem como objetivo promover passeios que mostram a diversidade da agricultura familiar. A “Rota do Engenho“, em Sergipe, busca ensinar a adubar e plantar a horta do local, além dos turistas poderem acompanhar de perto a receita de aratu, que é servida ao final do atividade.

A “Rota Amazônica” promove uma programação pela Fazenda Bacuri, uma agroindústria familiar e artesanal 100% orgânica, localizada em Augusto Correa, no Pará. A programação inclui acompanhar a produção, degustar e adquirir geleias, licores, mel e frutas secas. Também dá para conhecer o Sítio Raiz e acompanhar todo o método tradicional de produção da farinha de mandioca, desde o plantio até a culinária típica de pratos como o beiju.

Na região sul tem a “Rota dos Vinhedos”, onde os turistas têm a oportunidade de vivenciar a produção de vinho e a degustação da bebida. Além disso, também podem visitar agroindústrias e cooperativas que produzem queijos (com leite de vaca e de ovelha), azeite de oliva, noz-pecã e embutidos. Outra atividade é a prova do café campeiro, que é semelhante ao estilo colonial, que é servido com muitas guloseimas tradicionais da região fronteiriça.

Garanta aqui descontos especiais na compra das passagens aéreas

 Faça aqui a reserva do hotel com descontos especiais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.