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Gastos de estrangeiros no Brasil crescem 14,7% em abril

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Gastos dos estrangeiros que visitam o Brasil têm sido cada vez maiores. (Crédito: CanvaPro).

A marca é superior à do mesmo período de 2020, último ano antes da pandemia de Covid-19, quando o país recebeu 1,9 milhão de visitantes.

Se o turismo cresce no Brasil, cresce também o volume de dinheiro que os visitantes deixam no país. O gasto de turistas estrangeiros cresceu 14,7% em abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2022. De acordo com os dados do Setor Externo divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (26/5), foram deixados no país US$ 452 milhões. No acumulado do ano, os estrangeiros injetaram US$ 2,15 bilhões na economia do país, uma alta de 32,3% em relação a 2022.

Até março deste ano, o Brasil recebeu 2,3 milhões de turistas estrangeiros. A marca é superior à do mesmo período de 2020, último ano antes da eclosão da pandemia de Covid-19, quando o país recebeu 1,9 milhão de visitantes de outros países.

O desempenho também é superior ao do primeiro trimestre de 2019, quando houve 2,2 milhões de turistas internacionais. A maior parte desses turistas vieram da Argentina, totalizando 1 milhão de pessoas. Em segundo lugar ficaram os Estados Unidos, com 184,3 mil, e, em terceiro, o Paraguai, com 151,5 mil. Os estados mais procurados foram Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, celebrou a alta no montante arrecadado pelo setor e destacou a importância de um trabalho integrado para que se possa ampliar este número. “Os turistas estrangeiros estão voltando ao nosso país. E nós, no Ministério do Turismo, estamos trabalhando em prol da estruturação dos nossos destinos e na qualificação dos trabalhadores para fazermos este montante crescer cada vez mais. Estamos firmes, trabalhando para movimentar a economia, gerando emprego e renda”, disse.

Aproximação internacional

A ministra do Turismo vem realizando, desde o início do ano, uma extensa agenda internacional, com visitas a Portugal, Espanha, Cuba e Punta Cana, com o objetivo de melhorar a imagem do Brasil no exterior e atrair mais turistas estrangeiros para o país.

Ela manteve encontros com representantes governamentais e investidores internacionais, dialogando para fortalecer e gerar mais empregos e renda para o turismo nacional. Um dos acordos estabelecidos foi com o governo espanhol, que prevê parceria para realização de iniciativas em diferentes campos do turismo, em especial no que diz respeito aos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

Também foi feita uma parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT) para a produção de um guia detalhado de informações para atrair investimentos estrangeiros para o turismo do país. O documento trará uma série contínua de relatórios que destacam o clima atual de investimento do país, bem como as oportunidades em seu setor de turismo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.