O turismo brasileiro ostenta mais uma marca. A Temporada de Cruzeiros 2022/2023 recebeu 802.758 turistas que ajudaram a movimentar R$ 5,1 bilhões na economia brasileira e a gerar 79.567 postos de trabalho diretos e indiretos. Os dados fazem parte do Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil – Temporada 2022/2023 lançado na última semana.
O levantamento, produzido em parceria entre a Clia Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), também aponta que cada R$ 1 investido no setor movimentou R$ 4,05 na economia nacional. O gasto médio por pessoa com a compra da viagem de cruzeiro foi de R$ 5.073,51 e o tempo médio da viagem foi de 4,9 dias.
A média de impacto econômico gerada nas cidades de escala foi de R$ 639,37 e de R$ 813,56 nas cidades de embarque e desembarque.
“É uma atividade extremamente importante para o nosso turismo. Nos ajuda a atrair não só turistas estrangeiros, mas os brasileiros também! E é preciso que o brasileiro conheça e viaje pelo Brasil, para que nós tenhamos essa economia pujante”, ressaltou o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi.
O presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, ressalta que a Temporada 2022/2023 mostra a força do setor de cruzeiros. “Foi a maior dos últimos dez anos. Mais leitos ofertados, mais cruzeiristas, mais roteiros e maior eficiência dos navios levaram a indústria de cruzeiros no Brasil a alcançar números recordes nesta temporada e mostrar sua força e alta capacidade de retomada”, disse Ferraz.
Os setores mais beneficiados com os gastos dos cruzeiristas e tripulantes (sem contar as armadoras) foram: alimentos e bebidas (R$ 631,4 milhões), comércio varejista – despesa com compras e presentes – (R$ 618,4 milhões), seguido por transporte durante a viagem (R$ 508,9 milhões), transporte antes e/ou após a viagem (R$ 325,3 milhões), passeios turísticos (R$ 260 milhões) e hospedagem antes ou após a viagem de cruzeiro (R$ 93,8 milhões).
Além disso, o setor gerou R$ 546,2 milhões em tributos nas esferas federal, estadual e municipal (esse índice ficou em R$ 213 milhões na temporada anterior).
Perfil do viajante
O destino de preferência da maioria dos cruzeiristas (66,2%) que participaram da pesquisa é o litoral do Nordeste. Cerca de 92% desejam realizar uma nova viagem de cruzeiro e 87% querem retornar ao destino de escala.
Além disso, a ampla maioria dos entrevistados (78%) desceu em, pelo menos, uma parada do roteiro.
Quanto à frequência, 66,1% realizavam sua primeira viagem de navio, enquanto os 33,9% restantes já haviam viajado de cruzeiro, em média, aproximadamente quatro vezes.
De maneira geral, os cruzeiristas viajam acompanhados (98,9%), sendo os principais acompanhantes filhos e parentes (51,9%), cônjuge (24,7%) e amigos (19,5%).
Com relação ao gênero, 60,8% são mulheres e 39,2%, homens. A maioria (61,4%) informou ser casado ou estar em união estável.
Sustentabilidade
A indústria de cruzeiros marítimos tem realizado investimentos e implementado diversos mecanismos para a redução de poluição e melhorias de eficiência na operação dos navios.
Segundo a Clia, as companhias marítimas associadas têm estabelecido metas ambiciosas, traçando o caminho para zerar a emissão de carbono até 2050.
Use produtos que ofereçam mais segurança no seu dia a dia como motociclista Investir em…
Nesta pesquisa você encontra várias tarifas promocionais, como de BH para Guarulhos, Salvador, Vitória e…
Promoções deste fim de semana incluem viagens em julho, mês de férias e alta temporada…
Tem kits da Lola Cosmetics para todos os tipos de cabelos; confira as promoções Se…
Tem tarifas promocionais para Salvador, Vitória e Cabo Frio; confira Tem tarifa surpreendente no ar…
Tem opções para todos os espaços e bolsos Mais do que cuidar da sua saúde,…