Em Alta

Carnaverata em Diamantina marca o lançamento do Carnaval 2024

Publicado

em

Diamantina será palco da Carnaverata em setembro (Foto: Prefeitura Municipal de Diamantina/Divulgação)

Com expectativa de atrair 5 mil pessoas, a inovadora celebração será realizada em 22 de setembro.

 

A cidade histórica de Diamantina, na região Central de Minas, vai ser palco de uma mistura contagiante de tradição, história e inovação. A Carnaverata irá tomar conta das ruas de pedras do município em 22 de setembro, marcando o lançamento oficial do Carnaval 2024. A expectativa é a de atrair um público aproximado de 5 mil pessoas.

A festa, uma união das duas tradicionais festas da cidade – a Vesperata e o Carnval -, deve se tornar um marco importante na programação de eventos do município.

A celebração promete não apenas entreter, mas também unir a comunidade e receber calorosamente a quem irá viajar para participar dessa experiência única.

Promovida pela Prefeitura Municipal de Diamantina em parceria com a Pulsar Brasil e a Tambasa, a Carnaverata é um evento que nasce inspirado nas emblemáticas Vesperatas, tradição profundamente enraizada na cultura local e na história da cidade mineira.

Patrimônio Cultural

Atualmente, um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais e foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural de Diamantina.

Com origem nas práticas tradicionais da cidade no século XIX, o concerto noturno é realizado a céu aberto por bandas que se apresentam no centro histórico do município, unindo cultura e gastronomia local.

Nas Vesperatas a comunidade se reúne ao cair da tarde para celebrar a convivência, com música, dança e muita alegria. Então, os músicos se posicionam nas sacadas dos casarões coloniais e tocam para o público nas ruas.

Em 2023, a temporada da Vesperata de Diamantina iniciou em abril e vai até outubro.

Evento vai unir a tradicional Vesperata à Folia de Momo, um das referências em Diamantina (Foto: Prefeitura Municipal de Diamantina/Divulgação)

 

Passado e presente

Ao trazer à tona a rica herança destes dois eventos tão significativos para a cidade, a Carnaverata forma um mix de inovação, criando um ambiente festivo que une o passado e o presente de maneira cativante. Afinal, a musicalidade de Diamantina sempre foi uma grande potência e o Carnaval soube aproveitar isso.

Ao longo dos anos, muitas folias contaram com programação quase exclusiva de atrações musicais diamantinenses. Com o tempo, as rodas de amigos no Beco do Mota, no Porão de Oscar e em tantos outros lugares cantados nas marchinhas de Carnaval originaram bandas que alcançaram renome nacional, mas também grupos que mantêm vivas as tradições de centenários blocos carnavalescos.

“Neste lançamento do Carnaval, a cidade quer mostrar como a retomada dessas origens inflaram nos moradores o sentimento de pertencimento, ativando também a criatividade, com a transformação do seu maior produto turístico em Carnaval. A Carnaverata, assim como a Vesperata, são criações genuinamente diamantinenses. E nós temos o prazer de convidar a todos para conhecer!”, disse o diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Diamantina, Alberis Mafra.

Programação

A programação da Carnaverata será diversificada. A partir das 17h, os blocos “Me Ampara Senão Eu Caio” e “Sapo Seco” irão se concentrar na Rua do Amparo, antecedendo a tão aguardada Carnaverata às 20h, na Rua da Quitanda.

O evento continua na Praça do Mercado Velho com o show da banda Iukerê, às 21h. E, às 22h, o DJ Paulo Ribeiro tomará as rédeas da atmosfera musical, abrindo o caminho para a batida empolgante do UH!Bloco, às 23h. A celebração se estenderá até as primeiras horas da madrugada.

Para mais informações e atualizações sobre a Carnaverata, visite o site oficial da prefeitura: diamantina.mg.gov.br, acompanhe o Instagram @prefeituradiamantina ou entre em contato com o Centro de Atendimento ao Turista (38) 35319-532.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.