Em Alta
Brasil recebe mais de 4 milhões de turistas estrangeiros até agosto deste ano
Entrada de visitantes do exterior representa 111% do total registrado em todo o ano passado.
Mais de 4 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil entre janeiro e agosto deste ano. O número registrado em apenas oito meses representa 111% do total de 2022, o que reafirma a tendência de recuperação do setor.
Os dados foram atualizados e divulgados na última semana durante o lançamento do “Portal de Dados do Turismo”, criado pela Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur.
“São números positivos do turismo internacional no Brasil que estão no nosso Painel de Dados da Embratur. Cada gestor do turismo agora tem a possibilidade de diagnóstico e de planejamento com base nessas informações, trazendo maior eficácia ao setor. Quando a gente qualifica a informação, a gente auxilia os secretários municipais, as prefeituras, os governos e todo o trade turístico”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Somente em agosto de 2023, 365 mil turistas internacionais desembarcaram no Brasil – número 39% maior do que agosto do ano passado. Argentinos (1,4 milhão), estadunidenses (436,5 mil) e paraguaios (289,7 mil) são as três principais nacionalidades que visitaram o Brasil de janeiro a agosto deste ano.
Portões de entrada
Em relação aos portões de entrada, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro lideram o ranking de recebimento de visitantes do exterior entre os estados brasileiros em 2023. Até agosto, a principal via de acesso utilizada por estrangeiros foi a aérea (2,4 milhões), seguida da via terrestre (1,4 milhão) e da via marítima (87,4 mil).
Inteligência de dados
A partir de agora, três painéis estão disponíveis para consulta, através do site dados.embratur.com.br. O primeiro monitora a chegada de turistas estrangeiros no Brasil, com dados da Polícia Federal. Entre as principais funcionalidades e pesquisas que podem ser feitas, estão:
– Número total de turistas que ingressaram no Brasil de 2018 até 2023 e por UF;
– Origem dos visitantes (por país, continente ou via de acesso);
– Ranking dos principais países emissores de turistas estrangeiros para o Brasil;
– Ranking das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil;
– Acesso aos comparativos históricos mensais e anuais e por UF.
A divulgação desses dados é só o começo da estratégia da Embratur de dar transparência às informações do turismo internacional. A Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Agência planeja lançar, nos próximos meses, outras ferramentas que trarão detalhes sobre perfis de consumo e de viagem por via aérea de turistas estrangeiros ao Brasil, como, por exemplo, a antecedência na compra de passagem, a motivação da viagem e o meio de compra dos bilhetes, a permanência e duração da viagem de estrangeiros no Brasil, e as conexões utilizadas por turistas internacionais antes de chegar ao destino final.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.