Festa do Morango, em Pedra Azul,  terá torta de 300 quilos

Destinos Nacionais

Festa do Morango, em Pedra Azul,  terá torta de 300 quilos

Publicado

em

Torta gigante de morango é sucesso durante o evento (Crédito: Divulgação)

A 33ª edição da Festa do Morango será realizada em Pedra Azul, município de Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo.

Difícil encontrar alguém que não goste de morangos e todas as delícias que se pode fazer com eles. Vitaminas, shakes, sorvetes, picolés, bombons e tortas – de variados tipos. A fruta acaba sendo um ingrediente quase obrigatório para os confeiteiros. Agora, imagina ter vários produtos feitos com essa delícia em um só lugar.

É isso o que promete a 33ª edição da tradicional Festa do Morango, realizada em Pedra Azul, município de Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo. Neste ano, o evento acontecerá de 4 a 6 de agosto, com várias novidades.

Uma delas é a nova cara do Centro de Eventos Morangão. Nos últimos anos, diversas melhorias foram realizadas no local do evento. A presidente da Associação Festa do Morango (Afemor), Lair da Penha Cebin, explicou que um galpão fixo com mais de 1,7 mil metros foi construído no espaço principal das comemorações, proporcionando mais comodidade a quem deseja curtir as atrações musicais e a farta culinária.

Centro de Eventos Morangão foi todo repaginado, ganhando melhor infraestrutura para realização da festa (Crédito: Divulgação)

“Já estamos planejando construir mais uma etapa do galpão, para que a maior parte do Morangão tenha uma cobertura fixa nos próximos anos”, destacou Lair. A presidente da Afemor informou que o centro de eventos também passou a contar com sistema de energia subterrânea e um projeto contra incêndio permanente aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

“Nas edições anteriores, sempre alugávamos grandes geradores de energia e havia o risco de o fornecimento ser interrompido se houvesse uma sobrecarga. Agora, não temos mais esse risco, além de ser muito mais seguro”, explicou. Outra melhoria é no sistema de gás encanado para abastecer os fogões onde são preparados os pratos servidos nos três dias da festa.

E por falar nisso, nem só de morangos vive a festa. Apesar de ele ser a estrela do evento, são servidos pratos típicos da região, como polenta com queijo e linguiça, porções variadas, almoço típico, opções de vinhos e diversas outras delícias gastronômicas.

Tortas gigantes

Mas a atração maior são as duas tortas gigantes, sendo uma com mais de 300 quilos, que são feitas pelos produtores e exposta na festa. Elas serão fatiadas no sábado e no domingo (5 e 6), fazendo a alegria dos visitantes.

A venda dos ingressos para a Festa do Morango deve começar nos próximos dias em pontos fixos na região e de forma on-line. A cada ano, o evento recebe, em média, 30 mil pessoas, entre turistas de todo o Espírito Santo bem como de outros estados.

Apresentações culturais típicas da região, além de shows musicais, animam a Festa do Morango (Crédito: Divulgação)

Atrações

Além das centenas de tortas de morango e as duas gigantes, atrações musicais animarão os três dias de programação. Clube Big Beatles, Felipe Fantin, Xiru do Sul, Som e Cia Produções Musicais, Os Carreteiros e Leandro Bellumat são algumas atrações musicais do evento, que terá ainda apresentações culturais e o desfile com as belas jovens que irão concorrer ao título de rainha e princesas da festa.

A Festa do Morango é realizada desde 1985 com o objetivo de promover e valorizar o cultivo e a produção do morango, importante atividade econômica da região.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.