Conheça o Parque Estadual do Jalapão, paraíso de Tocantins

Centro-Oeste

Conheça o Parque Estadual do Jalapão, paraíso de Tocantins

Publicado

em

O parque tem paisagens paradisíacas em meio às dunas douradas. (Foto: Pixabay).

O período mais indicado para viajar para o Jalapão é na temporada de seca, que ocorre entre os meses de maio a julho

Localizado no cerrado de Tocantins, a 300 km de Palmas, o Parque Estadual do Jalapão, que engloba as cidades de Novo Acordo, Ponte Alta, São Félix e Mateiros, é uma unidade de conservação e proteção integral à natureza, que oferece paisagens paradisíacas em meio às dunas douradas, cachoeiras e fervedouros.

Esse é um dos destinos mais escolhidos pelos amantes do ecoturismo, o que vem contribuindo com a constante e crescente busca por pacotes de viagens para o local, entretanto, por ser uma das regiões mais preservadas do país, o acesso é controlado, e é necessária a contratação de um guia local, inclusive para ajudar com o roteiro, porque tem atrações, como os fervedouros, que ficam em áreas particulares.

O período mais indicado para viajar para o Jalapão é na temporada de seca, que ocorre entre os meses de maio a julho, quando a paisagem fica ainda mais verde, e a umidade do ar é maior, o que favorece e muito, já que as temperaturas não costumam ficar abaixo dos 30º C.

Principais atrações

No momento de escolher um roteiro para a sua viagem, dê preferência para os de percurso circular, com saída e retorno em Palmas, mas com hospedagem em cidades diferentes, isso porque quanto mais cidades incluídas no trajeto até o parque, maior será o número de atrações visitadas e menor desgaste no deslocamento.

As atrações que mais chamam a atenção dos turistas são: Cachoeira da Velha, Prainha do Rio Novo, Dunas do Jalapão, Cachoeira do Formiga, Trilha do Espírito Santo e a Pedra Furada para assistir ao pôr do Sol. Também é possível praticar rafting e canoagem para os visitantes que gostam de se aventurar.

O parque conta com vários fervedouros, que é como chamamos as nascentes de rios subterrâneos que, por não ter espaço para vazão da água, forma uma piscina natural e com águas cristalinas, cercada por árvores e nas quais você não pode afundar por mais que tente, nessas piscinas só é possível ficar flutuando o tempo todo.

O fervedouro Bela Vista é o que mais se destaca por causa dos seus 15 metros de comprimento e suas águas azuis. Os outros fervedouros são: o do Ceiça, do Alecrim, dos Buritis e o do Encontro. Também vale a pena conhecer, a atração recém incorporada aos roteiros, a Lagoa do Japonês, sem abrir mão de ver a Cachoeira das Araras e o Cânion do Sussuapara.

Garanta aqui descontos especiais na compra das passagens aéreas

 Faça aqui a reserva do hotel com descontos especiais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.