Conheça Bocas del Toro, cidade pequena do Panamá na lista das 50 mais lindas do mundo

Destinos Internacionais

Conheça Bocas del Toro, cidade pequena do Panamá na lista das 50 mais lindas do mundo

Publicado

em

Bocas del Toro ainda é um destino pouco procurado. (Foto: divulgação).

O arquipélago se destaca pelas ilhotas desertas, o mar azul-turquesa, passeios na mata tropical virgem e mergulhos noturnos em águas bioluminescentes.

O paraíso é aqui! Essa deve ser a reação de muitos turistas que chegam a Bocas del Toro, uma pequena província que engloba parte do continente do Panamá e mais uma cadeia de ilhas no Mar do Caribe. O local, de pouco mais de 7 mil habitantes, foi eleito uma das 50 pequenas cidades mais lindas do mundo, segundo edição internacional da Condé Nast Traveler.

Apesar da beleza extraordinária, Bocas del Toro ainda é um destino pouco procurado dentre as ilhas caribenhas. O arquipélago de nove ilhas do Caribe panamenho é, segundo a Condé, um destino subestimado e que merece a visita por suas ilhotas desertas, o mar azul-turquesa, passeios na mata tropical virgem e mergulhos noturnos com snorkel em águas bioluminescentes.

Outro destaque é a capital, Bocas Town, na Isla Cólon, com casinhas coloridas de palafitas. Fazendo fronteira com a Costa Rica, Bocas apresenta uma paisagem relativamente pouco desenvolvida e uma atmosfera amigável e descontraída. Apesar de ainda não atrair tantos visitantes, a cidade oferece boa infraestrutura, tranquilidade e um clima exótico.

Há três ilhas principais em Bocas del Toro: a ilha principal, a Ilha Colón; a Ilha Bastimentos, que é uma das maiores do Panamá;
e a pequena Ilha Carenero.

Além das belas praias, a cidade abriga uma floresta tropical, algumas das culturas indígenas da região, como a Ngäbe e a NasoTjerdi, além de muitas das praias mais famosas do país.

Meio ambiente

Os turistas que gostam de aventura e da natureza podem passar os dias explorando a diversidade local. Bocas del Toro abriga um laboratório natural de estudos evolutivos e de mudanças climáticas, além do primeiro Mission Blue Hope Spot do Panamá, um programa focado na reabilitação e preservação do ecossistema marinho.

Ilha Pássaros (Isla Pájaros), um dos locais para passeios no Caribe panamenho (Crédito: Divulgação)

Mergulhadores experientes podem se deliciar com o Smithsonian. Para atividades marinhas mais acessíveis, dirija-se ao Parque Nacional Isla Bastimentos, onde você pode surfar, mergulhar com snorkel e com cilindros de oxigênio.

Cerca de 95% das espécies de corais caribenhos podem ser encontradas em Bocas del Toro. Logo, você pode esperar observar uma maravilhosa variedade de criaturas de recifes tropicais, incluindo tubarões-lixa, arraias e muitas espécies de caranguejo e lagosta.

Para uma variedade ainda maior, faça um passeio bioluminescente ou explore a Caverna dos Morcegos de Nivida.

Como chegar

Da Cidade do Panamá, você pode pegar um voo de 45 minutos do aeroporto Marcos A. Gelbert para a Cidade de Bocas, na Ilha Colón. Um trecho de ônibus ou carro da Cidade do Panamá até o Porto Almirante em Bocas del Toro leva cerca de 9 horas, seguido de um trecho de barco (35 minutos) ou de balsa até a cidade de Bocas em Isla Colón (1,5 hora).

Ilha Colón: abriga a Playa Estrella, conhecida como a Praia das Estrelas-do-mar, um destino de ecoturismo protegido (Crédito: site Tourism Panama/Divulgação)

Hospedagem

A cidade possui boa estrutura para receber os turistas. Em Bocas del Toro, um dos hotéis que vêm se destacando é o La Coralina Island House.

Localizado em Paunch Beach, a poucos minutos de carro do centro de Bocas Town, o La Coralina tem apenas 26 suítes e 8 villas, cada uma delas com vistas impressionantes para o mar do Caribe.

Está cercado pela rica natureza da região e, desde sua inauguração, em 2021, vem se mostrando como um destino focado no bem-estar, com um spa repleto de tratamentos holísticos, retiros wellness e de autoconhecimento, além da vibração única da arquitetura inspirada nas cores e formas de Bali.

Outro destaque é a gastronomia, que redefiniu a culinária caribenha e foca em ingredientes frescos locais elaborados em uma cozinha contemporânea simples e deliciosa.

Garanta aqui passagens aéreas de Belo Horizonte para a Cidade do Panamá por R$ 2,4 mil (ida e volta)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.