Destinos Internacionais
Conheça Bocas del Toro, cidade pequena do Panamá na lista das 50 mais lindas do mundo
O arquipélago se destaca pelas ilhotas desertas, o mar azul-turquesa, passeios na mata tropical virgem e mergulhos noturnos em águas bioluminescentes.
O paraíso é aqui! Essa deve ser a reação de muitos turistas que chegam a Bocas del Toro, uma pequena província que engloba parte do continente do Panamá e mais uma cadeia de ilhas no Mar do Caribe. O local, de pouco mais de 7 mil habitantes, foi eleito uma das 50 pequenas cidades mais lindas do mundo, segundo edição internacional da Condé Nast Traveler.
Apesar da beleza extraordinária, Bocas del Toro ainda é um destino pouco procurado dentre as ilhas caribenhas. O arquipélago de nove ilhas do Caribe panamenho é, segundo a Condé, um destino subestimado e que merece a visita por suas ilhotas desertas, o mar azul-turquesa, passeios na mata tropical virgem e mergulhos noturnos com snorkel em águas bioluminescentes.
Outro destaque é a capital, Bocas Town, na Isla Cólon, com casinhas coloridas de palafitas. Fazendo fronteira com a Costa Rica, Bocas apresenta uma paisagem relativamente pouco desenvolvida e uma atmosfera amigável e descontraída. Apesar de ainda não atrair tantos visitantes, a cidade oferece boa infraestrutura, tranquilidade e um clima exótico.
Há três ilhas principais em Bocas del Toro: a ilha principal, a Ilha Colón; a Ilha Bastimentos, que é uma das maiores do Panamá;
e a pequena Ilha Carenero.
Além das belas praias, a cidade abriga uma floresta tropical, algumas das culturas indígenas da região, como a Ngäbe e a NasoTjerdi, além de muitas das praias mais famosas do país.
Meio ambiente
Os turistas que gostam de aventura e da natureza podem passar os dias explorando a diversidade local. Bocas del Toro abriga um laboratório natural de estudos evolutivos e de mudanças climáticas, além do primeiro Mission Blue Hope Spot do Panamá, um programa focado na reabilitação e preservação do ecossistema marinho.
Mergulhadores experientes podem se deliciar com o Smithsonian. Para atividades marinhas mais acessíveis, dirija-se ao Parque Nacional Isla Bastimentos, onde você pode surfar, mergulhar com snorkel e com cilindros de oxigênio.
Cerca de 95% das espécies de corais caribenhos podem ser encontradas em Bocas del Toro. Logo, você pode esperar observar uma maravilhosa variedade de criaturas de recifes tropicais, incluindo tubarões-lixa, arraias e muitas espécies de caranguejo e lagosta.
Para uma variedade ainda maior, faça um passeio bioluminescente ou explore a Caverna dos Morcegos de Nivida.
Como chegar
Da Cidade do Panamá, você pode pegar um voo de 45 minutos do aeroporto Marcos A. Gelbert para a Cidade de Bocas, na Ilha Colón. Um trecho de ônibus ou carro da Cidade do Panamá até o Porto Almirante em Bocas del Toro leva cerca de 9 horas, seguido de um trecho de barco (35 minutos) ou de balsa até a cidade de Bocas em Isla Colón (1,5 hora).
Hospedagem
A cidade possui boa estrutura para receber os turistas. Em Bocas del Toro, um dos hotéis que vêm se destacando é o La Coralina Island House.
Localizado em Paunch Beach, a poucos minutos de carro do centro de Bocas Town, o La Coralina tem apenas 26 suítes e 8 villas, cada uma delas com vistas impressionantes para o mar do Caribe.
Está cercado pela rica natureza da região e, desde sua inauguração, em 2021, vem se mostrando como um destino focado no bem-estar, com um spa repleto de tratamentos holísticos, retiros wellness e de autoconhecimento, além da vibração única da arquitetura inspirada nas cores e formas de Bali.
Outro destaque é a gastronomia, que redefiniu a culinária caribenha e foca em ingredientes frescos locais elaborados em uma cozinha contemporânea simples e deliciosa.
Garanta aqui passagens aéreas de Belo Horizonte para a Cidade do Panamá por R$ 2,4 mil (ida e volta)
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.